quinta-feira, 6 de agosto de 2009

MUITO SOFRIDINHO


O Sporting lá passou mais uma eliminatória, mas a coisa esteve muito difícil. Houve sofrimento até ao último minuto e de certeza que os corações de muitos Sportinguistas bateram muito durante todo o jogo. Até eu que não sou adepto do Sporting e cada vez menos do futebol sofri ao assistir á segunda parte do jogo. Acho que esta vitória do Sporting foi uma alegria para todos os portugueses independentemente da sua filiação clubística. Sempre que temos equipas portuguesas nas competições europeias devemos apoiá-las e ficar contentes com os seus feitos.

Mas uma coisa é certa, a exibição do Sporting foi muito fraquinha e não deixa antever nada de bom para os desafios que se avizinham. A qualidade do futebol desenvolvido foi muito fraca, falta muita velocidade e entrosamento entre os jogadores sobretudo do meio campo para a frente. A defesa parece para já a área mais eficaz da equipa, sendo que os jogadores desta área bem como todos os outros precisam de minutos nas pernas. A competição está aí à porta e para além do campeonato têm o Play-off de acesso à Liga dos Campeões e aí o adversário será bastante mais complicado que o Twente, pelo que ou o Sporting muda a curto prazo a sua maneira de jogar ou este ano vamos ter apenas uma equipa portuguesa na Liga dos Campeões.

Não sou daqueles que acham que o Sporting tem má equipa ou de que necessita de muitos reforços. Eu sou um fã da equipa do Sporting no aspecto de que são únicos com uma grande percentagem de jogadores da formação na equipa principal e isso para mim é de louvar e constitui um grande valor. A qualidade dos jogadores do Sporting é inquestionável, mas dá-me a entender que por vezes falta a parte mental e que o balneário não é muito forte psicologicamente, deixando-se abalar com as noticias acerca da alegada saída de alguns dos seus principais jogadores que nunca se chegaram a concretizar, nem se vão concretizar a não ser que esses jogadores despontem de vez e façam uma excelente época. As vedetas têm de se mentalizar que têm de ser sempre bons e não basta fazer dois ou três jogos excelentes. As grandes equipas querem jogadores que façam excelentes épocas e isso ainda não acontece com os craques do Sporting. Esta equipa com mais rotinas e força de grupo e um ou dois reforços para posições fulcrais pode dar muito que falar.

Sem comentários: