terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

QUEREM MATAR A MATA NACIONAL DO CHOUPAL


Quem não conhece a Mata Nacional do Choupal em Coimbra? Penso que muito pouca gente. Mata tantas vezes imortalizada pelas músicas de Coimbra e que tanto tem marcado a vida da cidade. O Choupal é um local aprazível e de muito boas memórias para muitos Conimbricenses e muitos outros espalhados pelos país, que estudaram em Coimbra, que visitaram Coimbra e por lá passaram e ficaram deslumbrados com um espaço daqueles em plena cidade. Ninguém tem dúvidas de que a Mata do Choupal é um dos garantes da vitalidade da cidade de Coimbra e que os seus habitantes vão fazer tudo o que estiver ao seu alcance para protegerem a sua “menina” do lobo mau.

Esta é uma Mata que tem sido imortalizada pelos poetas ao longo dos anos, havendo mesmo no seu interior um espaço dedicado aos mesmos, onde se pode estar sentado a ler um bom livro ou escrever poemas no mais íntimo convívio com a natureza. A sua implantação aconteceu em 1791, devido a uma grande necessidade de controlar as cheias do Mondego. O responsável foi o Engenheiro Padre Estevão Cabral. A Mata representa uma área de cerca de 79 hectares de Faias, Plátanos, Loureiros e Eucaliptos, para além de muitas outras espécies de vegetação e arvoredo.

Como podemos ver a Mata do Choupal não é nenhuma criança e ao longo do tempo tem conseguido resistir ao avanço das civilizações. Seja da melhor ou da pior maneira a Mata tem subsistido, por vezes com um tratamento pouco digno, mas no geral tem existido uma preocupação na sua conservação, já que é um local de eleição para os passeios das pessoas de Coimbra e dos arredores e um grande ginásio a céu aberto, escolhido por muitos para as suas caminhadas e corridas.

A ideia de construir um viaduto que passa pela Mata do Choupal é como espetar uma flecha no coração de alguém, pois vai destruir o equilíbrio do local. Parece impossível que alguém de bom sendo tenha projectado uma obra desse género que tem de passar por um local de interesse Nacional e que é uma Área protegida. Seria a mesma coisa do que projectar um viaduto por cima do Mosteiro dos Jerónimos ou construir uma auto-estrada na Serra do Gerês. Eu penso que o simples facto de se tratar de uma Área Protegida deveria bastar para travar qualquer ideia de uma obra desse género, mas parece que não é suficiente e que a construção de um campo de Golfe é mais importante do que a Mata do Choupal. Parece que o desporto das elites é mais importante do que toda uma população que usufrui das excelentes condições do Choupal. Sim, porque parece que a alternativa ao viaduto no Choupal é um local onde está projectado um campo de Golfe. Será o Golfe mais importante? Claro que não, mas quem está por detrás do Golfe de certeza que tem amigos importantes, amigos esses que precisam de fundos paras as suas campanhas eleitorais, logo uns patrocínios são sempre bem-vindos e em troca dá-se cabo da Mata do Choupal e viabiliza-se um campo de Golfe para as elites deste país.

Onde está a crise? A única crise que eu posso ver é a de valores. Essa dura há muito tempo e parece não ter fim. Cada vez a sociedade se rende mais às negociatas em vez de se lutar pelos ideais de toda uma população.

O curioso é que não vejo os nossos ambientalistas muito preocupados com esta situação? Por que será? Não consigo perceber, mas faço um apelo a todos aqueles que gostam do Choupal para se unirem de forma a travarmos esta ideia absurda. Todos juntos teremos a força para fazer parar a obra, nem que para isso tenhamos de avançar para os tribunais e para a União Europeia. E faço um apelo também às nossas associações ambientais, que costumam ser tão interventivas para se juntarem a nós, e para usarem o seu tempo de antena, que é normalmente significativo, em prol do Choupal.

VAMOS SALVAR O CHOUPAL!!!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Mata_Nacional_do_Choupal
http://www.cm-coimbra.pt/pnatureza/pontochave.php?id=9
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=380596&rss=0
http://wikimapia.org/3922389/pt/Mata-Nacional-do-Choupal
http://videos.sapo.pt/FtDgQIugcRDS6hTF0wcM
http://www.plataformadochoupal.org/o-problema
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1358003&idCanal=59
http://sustentabilidade.coisas.org/?p=251

Sem comentários: