terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O QUE SE PASSA NA ARBITRAGEM PORTUGUESA


Eu não sou muito de comentar arbitragens, mas viu tecer um curto comentário acerca deste assunto.

Nos últimos tempos tem sido por demais notória uma quebra nas actuações dos árbitros, com erros graves atrás de erros graves. São erros a mais em poucas semanas e quase todos os clubes do topo se podem considerar prejudicados, se bem que uns mais do que outros, como é o caso Braga que em dois jogos foi tremendamente penalizado, e logo em dois jogos importantes, que poderiam ter deixado a equipa no primeiro lugar da classificação.

Errar é humano e como não estamos a falar de máquinas temos de perdoar e esquecer, pois o erro é inerente à condição humana. As falhas acontecem todos os dias, temos é de procurar evitá-las e nestes últimos tempos parece que a arbitragem está a piorar em vez de melhorar. Tenta apostar-se na profissionalização e tenta-se dar melhores condições aos árbitros mas os resultados não aparecem e semana após semana as equipas continuam a queixar-se de más decisões.

Eu costumo dar sempre o benefício da dúvida aos árbitros, pois estar num campo, debaixo de chuva ou sol intenso e com o público sempre a contestar não é nada fácil e por vezes as posições dos árbitros não são as melhores, logo pode admitir-se um erro ou outro e normalmente com justificação. Por exemplo no caso tão badalado do golo anulado ao Benfica no jogo com o Nacional da Madeira eu consigo compreender a decisão do árbitro e dou-lhe o meu apoio. É uma decisão difícil, mas dada a sua posição no campo e como ele não tem imagens televisivas para julgar, qualquer que fosse a sua decisão seria tolerável. Nesse caso decidiu anular o golo, mas se fizesse o contrário também seria compreensível.

Agora no caso da grande penalidade a favor do Porto no último Porto-Benfica, dada a posição do árbitro no campo, ou seja, ele estava mesmo em cima do lance, talvez a 4 ou 5 metros, ou menos, parece-me pouco compreensível a decisão que ele tomou. Seria de esperar uma decisão dessas se ele se encontrasse a alguns metros de distância, mas não era o caso, pelo que foi uma grande penalidade muito mal assinalada.

Aqui dou apenas dois exemplos de situações que foram contestadas e como eu as avalio. Mas infelizmente têm ocorrido muitas situações destas e como referi o Braga tem sido dos mais penalizados. Não acredito que o seja de propósito, mas o acumular de erros leva sempre a alguma desconfiança. Temos de levantar o moral da arbitragem portuguesa. Há que falar das situações e dos erros em pudor. Analisar a fundo todas as situações para que os mesmos erros não ocorram no futuro.

Sem comentários: