terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

BYE-BYE MISTER SHOCOLARI


Pois é, parece que eu tinha razão. Há uns meses atrás quando se soube que o então seleccionador nacional Luís Felipe Scolari tinha assinado contrato com o Chelsea, eu tive oportunidade de escrever que tinha sido uma má opção e que ele não iria terminar a época no clube.

Pois bem, parece que as minhas previsões estavam certas e o senhor Scolari foi finalmente despedido do Chelsea. Agora o que eu não posso afirmar é que tenha sido uma má notícia, pois o senhor Scolari vai ganhar muitos milhões de euros à custa dessa saída, logo para ele até vai ser muito bom.

Desportivamente falando é que não é muito bom para o currículo do senhor. Treinar um clube de futebol é muito diferente do que treinar uma selecção nacional. O senhor Scolari não tem perfil para treinar diariamente. A sua personalidade não se ajusta muito bem ao tipo de trabalho diário, sobretudo numa equipa recheada de estrelas como é o caso do Chelsea, e quando falo de estrelas falo de muitas nacionalidades e isso sim é o grande problema. Porque uma coisa é treinar estrelas do mesmo país, que na maioria gostam de jogar pela selecção e que querem ganhar títulos por ela, outra coisa é treinar um grupo de jogadores dos mais variados recantos do mundo, que ganham milhares de euros todos os meses e que na maioria das vezes não conseguem encontrar a verdadeira motivação para jogar, bastando instalar-se algum pequeno conflito para as suas prestações decaírem drasticamente.

O Chelsea não é um clube fácil de treinar e até o Mourinho que tinha a admiração de muitos dos jogadores, teve problemas no clube, acabando por mesmo por ser afastado. No futebol há que ter calma, pois os resultados não aparecem de um dia para o outro, o problema é que no Chelsea habituaram-se a bons resultados e agora custa não os obter e quando há muito dinheiro para se gastar não se importam de dar indemnizações elevadíssimas a treinadores. Nos últimos tempos o Chelsea gastou mais de 30 milhões de euros em treinadores, o que nos tempos que correm é um enorme sacrilégio. Até parece que não se passa fome um pouco por todo esse mundo. Mas o mundo dos Bilionários é mesmo assim. Vá-se lá compreender esta gente.

Desejo boa sorte ao senhor Scolari, mas se calhar para a próxima é melhor pensar muito naquilo que é o melhor para ele. Sei muito bem que ele nestes meses ficou muito mais rico, mas se calhar nem sempre é tudo. Ou não, se calhar o senhor não se importa nada com o prestígio e sim com os euros.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luiz_Felipe_Scolari
http://www.youtube.com/watch?v=dhDjKZccieo
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1140269
http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=12808
http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=158017
http://www.skysports.com/story/0,19528,11095_4908383,00.htmlhttp://www.mirror.co.uk/sport/football/2009/02/09/the-top-10-contenders-to-replace-big-phil-scolari-as-chelsea-manager-115875-21110351/

Sem comentários: