Já todos ouvimos falar da palavra angariadores. Normalmente é todo aquele que presta um serviço a outro, tendo com isso algum lucro. Conhecemos os angariadores de clientes, os angariadores de trabalhadores. Enfim um sem número de angariadores, mas o que eu não conhecia eram os angariadores de consultas e esse novo tipo de angariadores deixou-me muito admirado.
Esta nova ocupação surgiu segundo consta na região da Guarda, mas é provável que já se tenha disseminado a outras regiões do interior do país e os grandes responsáveis por esta nova ocupação são o Ministério da saúde e a Sub-região de saúde da Guarda.
Em que consiste a actividade destes angariadores? Pois bem, eles passam a noite ao relento à porta de um Centro de saúde para serem os primeiros a marcar consultas para outros, mediante alguns favores, que podem ir desde dinheiro a géneros, mas em muitos casos dizem que é por pura caridade, já que as pessoas são de longe e idosos, logo têm pena e acabam por fazer o sacrifício por elas. Mas na maioria das vezes existe um pagamento, que não sendo muito é sempre uma ajuda para quem não tem outros rendimentos. Sim, porque este tipo de angariadores são pessoas desempregadas, com poucos ou nenhuns recursos, de baixa escolaridade e nada especializados. Se bem que nesta função acabam por ser os mais especializados.
Esta situação é incrível por vários motivos. Um deles é que não se admite que alguém tenha de passar a noite à porta de um Centro de saúde para poder marcar uma consulta e o outro é que se está a transformar essa necessidade num pequeno negócio.
As nossas autoridades de saúde têm de repensar muito bem o modelo dos cuidados de saúde primários. É nele que assenta todo o sistema de saúde e se este falhar tudo o que está por cima acaba também por falhar. Se as pessoas não tiverem uma boa assistência de base acabam por procurar serviços mais especializados e muitas vezes instala-se o caos, com maus atendimentos e com esperas prolongadas. Não se admite que no ano de 2008 algumas pessoas esperem mais de 6 meses por uma consulta ou que o tempo de espera médio seja superior a 2 ou 3 meses. Esta situação tem que ser revista e os médicos dos centros de saúde têm de se dedicar em exclusividade aos seus doentes e não fazerem dezenas de horas em pseudo serviços de urgência acabando por descurar a sua verdadeira função.
Com o caos que se vive em muitos centros de saúde aqueles que podem despender algum dinheiro acabam por ter alguma sorte e com o recurso a estes angariadores lá conseguem a tão desejada consulta, sem que para isso tenham de perder uma noite em frente ao centro de saúde. Esta é uma actividade que está em vias de expansão e espera-se que nos próximos tempos a procura destes serviços tenha um crescimento exponencial, bem como os preços de referência para o serviço. O mercado está a funcionar e os angariadores começam a inflacionar um pouco os seus serviços dada a importância dos mesmos para as pessoas em causa.
A situação acaba por dar para brincar um pouco, mas a sua gravidade não dá para brincadeiras. É triste que alguém tenha de recorrer a uma situação destas para poder ter uma consulta e não culpo nada os angariadores, mas sim o sistema de saúde. Falamos de idosos, que vivem longe da sede de concelho, que têm dificuldades para se deslocarem e que mesmo com todas estas contrariedades têm muita dificuldade em marcar a tão necessária consulta. Existem milhares de portugueses sem médico de família e isso é que é preocupante. Há que incentivar a deslocação dos médicos para o interior e não falo de ordenados astronómicos, mas de outro tipo de incentivos, como benefícios fiscais, habitação gratuita, alimentação, entre outras coisas. Vamos olhar um bocadinho mais para o interior do país, que normalmente só nas campanhas eleitorais é que ganha protagonismo.
http://sic.aeiou.pt/online/noticias/vida/Utentes+pagam+a+angariadores+que+ficam+de+vespera+na+fila.htm
http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/?p=5
http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/apoio+ao+utente/secretaria+do+utente/secretaria+CS.htm
http://www.jornaldocentrodesaude.pt/Jcs/default.asp
http://www.srs-guarda.com/index.htm
http://sic.aeiou.pt/online/noticias/vida/Utentes+pagam+a+angariadores+que+ficam+de+vespera+na+fila.htm
http://sic.aeiou.pt/online/video/informacao/?p=5
http://www.min-saude.pt/portal/conteudos/apoio+ao+utente/secretaria+do+utente/secretaria+CS.htm
http://www.jornaldocentrodesaude.pt/Jcs/default.asp
http://www.srs-guarda.com/index.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário