domingo, 14 de setembro de 2008

VIVAM OS ATLETAS PARALÍMPICOS


E com o aproximar do fim de mais uns jogos Paralímpicos, não posso deixar de felicitar toda a comitiva portuguesa pelos excelentes resultados alcançados. Todos os atletas demonstraram o que é competir ao mais alto nível representado o seu país. Não se amedrontaram com os grandes ambientes que encontraram nem com os horários a que foram efectuadas as provas. Ao contrário de outros atletas não ouvimos queixas, apenas sorrisos e muita entrega, pois só assim é que se conseguem bons resultados. Nunca devemos falar antes do tempo, nem falar por falar, pois quem menos fala é muitas vezes quem consegue fazer melhor, sendo que foi isso a que se assistiu. Uma excelente participação dos nossos atletas, que em termos de medalhas não superou Atenas, mas que mesmo assim foi coroada de êxito.

Uma palavra especial para os nossos atletas do Boccia, que foram excelentes e que demonstraram grande competitividade e empenho. Em Atenas mesmo assim conseguiram ser melhores, mas isso não importa. O que é importante é a boa participação e o querer que eles demonstraram. As medalhas vêm por acréscimo e muitos destes atletas têm vitrinas repletas delas.

Não podemos deixar de apoiar estes atletas. E não falo só de palavras de incentivo que se dão antes da partida e após a chegada. Falo de apoios mais concretos, sobretudo ao nível das condições de treino e dos subsídios para atletas e treinadores. É certo que estes atletas representam uma minoria, mas devemos apoiá-los também de forma significativa e todos sabemos que isso não é bem assim. Em Portugal grande fatia das verbas vai para o Futebol, depois a restante vai para os atletas incluídos na preparação Olímpica e só depois é que nos lembramos dos Paralímpicos e de todos os outros. Isso não pode continuar assim e os apoios devem ser revistos, não para termos melhores resultados, já que os que temos são bastante bons, mas sim como forma de demonstrarmos aos atletas que o seu esforço é reconhecido, dando-lhes uma motivação extra.

Muita força para todos os atletas portugueses olímpicos e paralímpicos rumo a Londres 2012. Que os erros do passado não repitam e que a alegria por representar o país constitua sempre uma motivação extra, passível de superar tudo e todos, por muito que a “nossa caminha seja muito aconchegante e quentinha”, ou por melhor que seja a “pista do nosso bairro”. Competir por Portugal num grande Estádio durante umas Olimpíadas deve de certeza superar tudo o resto.

http://www.lusa.pt/lusaweb/user/showitem?service=310&listid=NewsList310&listpage=1&docid=8774163
http://www.lusa.pt/lusaweb/user/showitem?service=310&listid=NewsList310&listpage=1&docid=8767074
http://www.paralympic.org/release/Main_Sections_Menu/Paralympic_Games/
http://en.beijing2008.cn/paralympic/
http://www.cdp.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=5357&Itemid=231
http://apc-coimbra.org.pt/desportof/bocciaf/
http://en.wikipedia.org/wiki/Boccia
http://www.london2012.com/

Sem comentários: