domingo, 14 de setembro de 2008

INCÊNDIO NO EUROTÚNEL


A pior coisa que pode acontecer num túnel aconteceu esta semana no maior túnel debaixo de água que existe em todo o mundo. Este túnel com uma extensão de aproximadamente 50 Km, tem cerca de 38 Km sob o mar, o que faz dele uma obra de engenharia fantástica.

Os incêndios em túneis são sempre temidos e são já vários os acidentes mortais que têm ocorrido um pouco por todo o mundo, mas neste caso todos os intervenientes nas operações de socorro, bem como todos os responsáveis pela segurança do eurotúnel, bem como aqueles que o projectaram, devem estar de parabéns, dado que deste incêndio apenas resultaram danos materiais, muito embaraço para o trânsito e alguns ferimentos por inalação de fumos tóxicos.

Este túnel está muito bem concebido, sendo que a circulação de comboios faz-se em dois túneis independentes de 7.6 metros, estando um túnel afecto a cada sentido, ou seja, nunca se cruzam comboios em sentidos de marcha opostos. E outro dado muito importante é o facto de estes dois túneis estarem ligados entre si por passagens a cada 375 metros, tendo no meio, entre eles, um túnel de 5 metros, onde apenas circulam viaturas de serviço. Se existir algum problema num dos túneis, podem-se evitar grandes danos e problemas transferindo as pessoas para o túnel de serviço e para o outro que circula em sentido oposto. No túnel de serviço só circulam carros a diesel ou movidos electricamente e este túnel tem uma pressão positiva em relação aos outros dois, para que em situação de incêndios os fumos não entrem nele.

Existem dois pontos em todo o percurso em que os comboios podem passar de um túnel para outro, sobretudo para operações de manutenção, que normalmente são realizadas durante a noite. O túnel exige equipamentos de manutenção enormes, pelo que equipamentos de arrefecimento e outros estão localizados em terra, quer do lado Inglês, quer do Francês, bem como os centros de controlo do tráfego. No túnel circulam comboios de camiões de mercadorias, comboios de passageiros e comboios de automóveis ligeiros, num movimento diário intenso.


Sem comentários: