domingo, 14 de setembro de 2008

GUERRA DOS CÉUS


Com a economia mundial a sentir sérias dificuldades, as companhias aéreas são das que mais sofrem, dado o peso que os combustíveis representam nas suas facturas. Podemos ver o exemplo da grande companhia Italiana Alitalia, que está em risco de abrir falência criando inúmeros desempregados.

Com este constante aumento que estamos a verificar nos combustíveis, se bem que no último mês a tendência até tem sido de descida, as companhias aéreas não podem fazer nada que não aumentar as tarifas, dado que é impossível fazer mais cortes, ou melhor, quase impossível, já que temos algumas companhias ditas low-cost que conseguem mesmo assim baixar preços e fazerem ofertas impressionantes.

Uma das maiores companhias aéreas mundiais neste momento, a low-cost Ryanair está a oferecer, ou melhor, estava, já que a oferta termina hoje, 3 milhões de viagens a apenas 1 euro. É certo que as datas possíveis sofrem algumas condicionantes, mas não podemos deixar de pensar no número tremendo de viagens que esta promoção significa. Transportar 3 milhões de pessoas a 1 euro gera-me uma grande dúvida, que é quanto terão de pagar as outras pessoas para que a companhia possa recuperar todo o dinheiro que perde em acções deste género?

Com este tipo de promoções a única coisa que me preocupa realmente é a segurança dos passageiros, dado que com tantos cortes nos custos será que alguém pensa que pode cortar nas questões de segurança? Eu pendo que ninguém pensará nesse tipo de coisas, mas é que já não existe muito por onde cortar e assistimos a que esse tipo de companhias ainda conseguem baixar os preços tendo em conta toda a conjuntura, isso não deixa de ser muito estranho.

De certeza que estamos perante gestores espectaculares, que conseguem operar verdadeiros milagres dentro das suas companhias. É que o sector da aviação é dos que mais gasta em manutenções e condições de segurança. Os aviões sofrem uma vigilância muito apertada para que nada falhe e mesmo assim os acidentes acontecem, como assistimos no mês passado em Espanha e que nos deixou a todos muito preocupados.

Tendo em conta estas promoções a transportadora aérea nacional, a TAP reagiu fazendo também uma promoção, não de 3 milhões de viagens mas de 300000 e em vez de ser 1 euro, falamos de viagens a 64 euros para as principais cidades europeias. Bem mais contida esta promoção da TAP, mas muito boa tendo em conta a qualidade do serviço prestado pela companhia, as horas a que os voos são efectuados e os aeroportos para onde são feitos. Não há dúvida que entre a promoção da TAP e a da Ryanair eu optaria pela da TAP, mas se calhar são os meus instintos patrióticos a virem ao de cima, não querendo com isto dizer que não confio na Ryanair, mas como costumamos dizer: “o que é nacional é bom”.

Sem comentários: