domingo, 14 de setembro de 2008

MADONNA DE NOVO EM PORTUGAL


Depois de a última tournée mundial da cantora não ter passado por Portugal, desta vez com a Sticky & Sweet Tour a diva da Pop não esqueceu o nosso país e milhares de fãs corresponderam à chamada.

Aos 5 anos a cantora parece estar em excelente forma e independentemente da sua qualidade musical, que diga-se verdadeiramente não é das melhores do mercado da música, em relação ao espectáculo e à entrega em palco ninguém a bate e ela é mesmo a rainha do Showbiz mundial. Neste momento não se vislumbra ninguém como ela, sobretudo tendo em conta a sua idade e performances que consegue. Assim de repente só me consigo lembrar de um nome comparável à Madonna, que é o da doce Kylie Minogue, mas desde que a doença se atravessou pelo seu caminho ainda não conseguiu ser a mesma, mas sem dúvida estas duas senhoras são as rainhas da Pop mundial.

A cantora que nasceu a 16 de Agosto de 1958 em Bay City, Michigan, desde cedo que começou a dar nas vistas e as suas performances desde logo suscitaram enorme interesse, não pela sua musicalidade, mas pela sua forma de estar em palco, pelas suas danças sensuais, pelo seu modo vibrante e sensual de cativar as pessoas. Ela tornou-se numa sex symbol mundial e aos 50 anos e após algumas plásticas apresenta um aspecto invejável e invejada por muitas, que bem mais novas não conseguem ter o seu visual nem o seu ritmo alucinante. A 11 de Março deste ano a cantora entrou para o Hall of Fame do Rock and Roll Norte Americano, pela sua longa carreira, pelos muitos títulos alcançados e por ser uma das celebridades mais acalmadas em todo o mundo, devido à sua natureza alucinante, cativante, capaz de discursos desconcertantes acerca da sexualidade, religião, drogas e atitudes surpreendentes como os beijos na boca que protagonizou com Britney Spears e Cristina Aguilera. Sem dúvida uma senhora do outro mundo.

Iniciou a sua carreira em 1982 e desde então não mais parou. É certo que nem todos os seus trabalhos foram sucessos, como aconteceu ultimamente com o álbum American Life, mas no geral os seus álbuns são todos grandes sucessos de vendas, sendo que ao longo da sua carreira esta diva já vendeu qualquer coisa como 450 milhões de cópias dos seus álbuns e singles. Entre vários números relacionados com a cantora posso destacar o facto de a sua tournée Confessions Tour ter sido considerada como a mais lucrativa de todos os tempos das artistas femininas e ela é a artista feminina com a maior fortuna pessoal, avaliada em mais de 850 milhões de dólares, o que em euros e não sabendo o câmbio actual deverá rondar os 500 milhões de euros, coisa pouca coitadita. É tão pouco dinheiro que ela nem deve saber o que lhe há-de fazer. Pobre diaba.

Esta tournée começou no passado mês de Agosto em Cardiff no País de Gales e só terminará lá mais para o final do ano, prometendo ser muito lucrativa, quem sabe destronando a Confessions Tour. Os espectáculos não têm esgotado, mas falamos de audiências sempre entre as 50 e 60 mil pessoas, o que são números bastante bons. Até ao momento o único concerto que esgotou foi o de Zurique e hoje o de Lisboa, mas já existem muitas datas posteriores esgotadas como é o caso do primeiro concerto em Paris, de vários concertos nos Estados Unidos e Canadá, entre outros. Uma verdadeira máquina de fazer dinheiro que faz pensar muitos gestores profissionais, que a Madonna tem, logo toda a sua carreira é muito profissional e espectacularmente programada. Não é só a grande artista que enriquecido, mas muitas dezenas de pessoas à sua volta. Fazendo assim uma pequenas contas por alto e tendo em conta que a médias dos concertos será de cerca de 60 mil pessoas e que cada pessoa pagará em média cerca de 70 euros por um bilhete, se fizermos a conta a cerca de 60 concertos, obtemos a módica quantia de 250 milhões de euros, o que em dólares ultrapassará um pouco os 400 milhões. Sem dúvida números impressionantes.

Só o concerto do Parque da Bela Vista em Lisboa movimentará mais de 4 milhões de euros, um número excelente para o nosso país. Os bilhetes estão esgotados há muito tempo e no mercado negro chegaram a atingir mais de 400 euros. Era espectável que a organização disponibiliza-se mais alguns bilhetes tendo em conta a capacidade do Parque da Bela Vista, mas isso não aconteceu e eu fiquei em casa sem poder ir assistir ao concerto. Para a próxima tenho de ser mais rápido, mas o certo é que eu nunca esperei que os bilhetes esgotassem tão rapidamente, mas quando se trata da diva da Pop nada é certo, sendo que dela podemos esperar tudo, inclusive provocações ao Santo Papa, tendo-lhe dedicado no concerto de Roma no Estádio Olímpico a música Like a Virgin.

Tenho a certeza que vai ser um concerto excelente e espero ver a Madonna numa próxima oportunidade. A seguir a Sticky & Sweet Tour vai para Sevilha e Valência, mas apesar das curtas distâncias e mesmo ainda havendo bilhetes não vou poder ir, mas quem gostar de Madonna a viagem de certeza que valerá a pena e não estamos a falar de distâncias assim tão grandes. Conseguimos pôr-nos em Sevilha em poucas horas. Fica aqui a sugestão para quem não conseguiu ver a Madonna em Lisboa e possa ir até aos nossos vizinhos Espanhóis.

http://madonna.com/stickyandsweet/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Madonna
http://www.myspace.com/madonna
http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_650.html
http://vagalume.uol.com.br/madonna/discografia/music.html
http://dn.sapo.pt/2008/09/04/artes/palco_madonna_estar_nivel_publico.html
http://dn.sapo.pt/2008/09/14/centrais/madonna_plateia_75_em_lisboa.html
http://www.meiolivre.com/2008/08/26/madonna-sticky-sweet-tour-live/
http://pt-br.wordpress.com/tag/sticky-sweet-tour/

Sem comentários: