sexta-feira, 15 de agosto de 2008

MUSEU MONOGRÁFICO DE CONIMBRIGA

http://picasaweb.google.com/didipfernandes/ConMbriga

Esta semana fui visitar uma vez mais as ruínas Romanas de Conímbriga, em Condeixa-a-Nova, bem perto da cidade de Coimbra. A última vez que lá tinha estado já foi há bastantes anos e vi que houve algumas mudanças naquele belo e tão bem conservado local, que deve ser sem dúvida o doa mis belos exemplares da passagem dos Romanos pelo nosso território.

Uma dessas mudanças e que me deixou bastante desagradado foi o facto de junto das ruínas, nas várias secções, não existir qualquer explicação acerca daquilo que estamos a ver. Quem não está por dentro dos meandros da história, sobretudo do mundo Romano, como é o meu caso, não percebe algumas das coisas que vê, nem consegue adivinhar qual o objectivo daquelas estruturas.

Lembro-me que antes existiam placas explicativas e segundo uma resposta que me foi dada no local, essas placas estavam já muito danificadas e gastas, pelo que decidiram executar novas placas e espertos como são retiraram as antigas antes de chegarem as novas. Isto só em Portugal é que acontece. Não cabe na cabeça de ninguém que se retirem as placas velhas, por muito estragadas que estivessem, sem antes terem chegado as novas. É que neste período de tempo, que pelos vistos já se vai arrastando a algumas semanas, os turistas e interessados não têm forma de se orientarem e guiarem durante a sua visita.

Fica aqui uma nota de desagrado pela situação verificada e que não se deve repetir. Faço um apelo aos responsáveis para que resolvam a situação o mais rápido possível, pois vários turistas estavam a queixar-se da falta de informação, essencial para uma boa compreensão daquilo que estamos a ver.

Outro aspecto que me deixou um pouco desagradado foi a construção de algumas estruturas em tijolo brando e de estruturas metálicas que servem de passagem. Estou-me a referir a um BAR que foi construído junto ao que se pensa ter sido uma piscina, então construíram uma estrutura de apoio típica do tempo dos Romanos, com estruturas metálicas e um tijolo dos nossos dias. E para além desta estrutura não gostei da reconstrução da zona de jogos, que supostamente seria uma pequena arena, que também tem materiais muito modernos.

Não me parece que o caminho do núcleo museológico de Conímbriga seja o de tentar reconstruir aquilo que existiu. Eu penso que se deve apostar na contínua descoberta de novas coisas e preservar ao máximo aquilo que temos. Em vez de se tentarem reconstruir as coisas no local, podem-se sempre construir réplicas e colocá-las no museu ou em pequenas estruturas envidraçadas no respectivo local. Pode ser da minha sensibilidade, mas sinceramente não gostei daquilo que vi. E para finalizar dar uma palavra acerca da limpeza do local, que nalguns locais deixa muito a desejar e as ervas e silvas proliferam. Devemos ter um pouco mais de cuidado com um local daqueles e não é nada bonito vê-lo cheio de silvas e outro tipo de ervas que crescem rápida e desordenadamente.

http://www.conimbriga.pt/index.html
http://www.360portugal.com/Distritos.QTVR/Coimbra.VR/Conimbriga/
http://www.cm-condeixa.pt/menu/turismo/conimbriga.html
http://www.pbase.com/diasdosreis/conimbriga
http://www.lac.pt/

Sem comentários: