sexta-feira, 15 de agosto de 2008

FESTA DO PONTAL SEM LÍDER


Decorreu ontem no Algarve mais uma festa do Pontal, que é um símbolo do PSD, simbolizando o reinício da actividade partidária após o tão merecido descanso. Esta é uma festa sempre bastante concorrida e que normalmente conta com a presença do líder do partido. Pelo menos tem sido assim e é o que seria mais certo acontecer.

Como é um evento tão marcante para o partido a presença do líder não deveria sequer ser questionada. Salvo imprevistos de força maior a sua presença deveria ser sempre uma constante. Mas aprece que essa presença se perdeu, não sabemos bem por onde, mas pelas bandas do Pontal é que não foi. Até pode ter sido por uma outra qualquer zona do Algarve ou das Caraíbas, mas no Pontal não se vislumbrou a figura da líder do partido.

Causa-me alguma estranheza esta ausência da líder do partido. É que nos últimos tempos ninguém ouve falar dela. Só ouvimos dizer que ela está ausente, que não aparece, que não tem discurso político. Isso é bem verdade. O PSD neste momento parece que tem um líder virtual, já que este só dá a cara internamente e como já tive a oportunidade de referir um líder tem de estar presente, tem de ser o símbolo do partido, tem de dar o corpo à luta partidária. Não pode ficar na sombra enquanto os outros trabalham. Mas afinal quem é o líder do partido e candidato a primeiro-ministro em 2009? Se calhar não é a pessoa que todos julgamos que é. Se calhar estamos todos a ser enganados e lá mais para meados de 2009 aparece um D. Sebastião que vai destronar o senhor Sócrates.

Penso que os sociais-democratas do Algarve que tão bem organizaram a festa do Pontal merecem um pedido de desculpas da líder do partido pela sua ausência. Esta ausência denota alguma descrença em relação aquilo que se faz no partido e revela uma indiferença brutal em relação às tradições de há muitos anos. O estilo de liderança do PSD deve ser alterado urgentemente, senão arriscamo-nos a que a instabilidade interna se mantenha e estas mudanças constantes não são nada boas para o partido, ainda mais com a data das eleições cada vez mais próximas. No fundo ninguém acredita que seja possível destronar o senhor Sócrates, mas isso não invalida que se dê o máximo. Os militantes exigem empenho, pois mesmo que não se ganhe, deveremos ficar com a certeza que demos o máximo e neste momento o máximo está muito distante.

http://www.regiaosul.pt/noticia.php?refnoticia=86822
http://diario.iol.pt/politica/psd-ferreira-leite-antonio-borges-festa-do-pontal-iol-jornal/981558-4072.html
http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=357922&tema=28
http://www.tvnet.pt/noticias/detalhes.php?id=32048
http://sic.aeiou.pt/online/noticias/pais/20080806Ferreira+Leite+ausente+da+Festa+do+Pontal.htm
http://www.psd.pt/
http://www.psd-algarve.com/

Sem comentários: