domingo, 10 de agosto de 2008

MAIS UM CONFLITO ARMADO


E enquanto o mundo está virado para Oriente, a violência desperta não muito longe dessa área, mas parece que a maioria da comunidade internacional está nestes dias mais concentrada nos jogos e nas férias, do que em tentar resolver este problema, que já fez centenas de mortos e feridos e que se prevê que se continue a agravar nos próximos dias.

Será que o gigante russo está a despertar e a querer recuperar aquilo que perdeu? Não queria acreditar nisso, mas é uma das hipóteses. A Rússia sabe que ninguém lhe faz frente pois todos têm medo do seu potencial bélico e das suas armas nucleares. Tivemos ainda há bem pouco tempo a Tchetchénia e ninguém se meteu nesses confrontos, para não afrontar demasiado os tão poderosos russos.

A comunidade internacional tem de se movimentar e tentar entrar em diálogo com russos e georgianos. Se a paz consistir numa independência da Ossétia do Sul, se calhar é preferível a Geórgia aceita essa situação, já que não podemos comprar o potencial bélico de russos e georgianos, pelo que por muito que os últimos tenham razão nas suas convicções, se calhar vão ter de desistir de controlar a Ossétia do Sul.

Da parte dos Americanos já ouvi que eles estão do lado da Geórgia, mas a sua posição não é ainda muito firme, aliás como convém, já que não é nada conveniente arranjar muitos problemas com os russos.

Esta é uma zona problemática como nos revela a história dos últimos anos, mas na minha opinião este conflito traz mais motivos do que apenas proteger os russos que vivem na Ossétia do Sul. Para mim este é mais um conflito geoestratégico, que tem como pano fundo o ouro negro e o gás natural, que abundam por aquelas paragens, sendo aquela zona importante para a passagem dos gasodutos e oleodutos que abastecem muitos países da Europa.

A temática energética acaba sempre por vir à baila, já que na actualidade os grandes conflitos têm sido desencadeados pela corrida desenfreada ao petróleo, tendo como expoente máximo tudo aquilo que se tem passado no Iraque. Todos sabemos que o principal objectivo nunca foi parar com as atrocidades de “Sadam”, nunca foi destruir bombas nucleares, que pelos vistos nunca existiram. O objectivo foi sim tentar controlar um dos maiores produtores de petróleo, mas até à data essa estabilidade ainda não foi alcançada e o preço do petróleo está nos valores que se vê.

Por acaso nos últimos dias o preço do barril até tem vindo a descer, mas com estes conflitos entre a Rússia e a Geórgia não me admira nada que comece outra vez a subir, aliado também à tensão que se tem verificado entre Israelitas e Iranianos.

O mundo está a entrar num verdadeiro turbilhão provocado pela falta de petróleo e pelo aumento do seu preço e o futuro não se avizinha nada bom.

Faz-se um apelo para que a comunidade internacional se envolva neste conflito na Geórgia e que não tenha medo de enfrentar os russos. Devemos estar do lado da razão, mesmo que para isso tenhamos de estar contra os gigantes adormecidos que estão a tentar acordar. A Rússia não é a potência de outros tempos e mundo sabe-o bem. É um país de inúmeros recursos, com muito dinheiro, mas que esteve parado no tempo muito tempo e que agora está tentar recuperar algumas coisas. Não podemos tolerar este tipo de situações, uma vez que são vidas humanas que estão em risco e as imagens de destruição que se têm visto não são nada animadoras.

http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/08/10/russia_assume_controle_da_capital_da_ossetia_do_sul_georgia_teme_escalada_do_confronto-547663720.asp
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL718450-5602,00-PUTIN+DENUNCIA+GENOCIDIO+NA+OSSETIA+DO+SUL.html
http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=980119
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL718402-5602,00-JAPAO+PEDE+A+SEUS+CIDADAOS+QUE+ABANDONEM+A+OSSETIA+DO+SUL.html
http://www.euronews.net/pt/article/10/08/2008/russia-tightens-grip-on-south-ossetia/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oss%C3%A9tia_do_Sul
http://www.luventicus.org/mapaspt/europa/ossetiadosul.htmlhttp://maps.google.com/maps?hl=pt-PT&q=Ge%C3%B3rgia&um=1&ie=UTF-8&sa=X&oi=geocode_result&resnum=1&ct=title

Sem comentários: