Finalmente o desfecho há muito aguardado por muitos, desejado, sonhado, mas que nunca se esperaria vir a acontecer. O senhor presidente do futebol clube do Porto foi condenado a dois anos de suspensão de toda a actividade desportiva, o senhor presidente da união desportiva de Leiria também foi suspenso, o Boavista desceu de divisão e mais alguns dirigentes e +árbitros foram punidos e diga-se de passagem, severamente punidos.
Em relação ao presidente do FCP não percebo muito bem os motivos da sua suspensão. Não consigo perceber porque é que existem motivos para uma suspensão desportiva e não para uma medida da justiça oficial. Se ele prevaricou desportivamente e isso ficou provado, não serão motivos para ser punido legalmente por um qualquer tribunal? Deixo a questão no ar, pois apesar de estarmos a falar de justiça desportiva, têm de existir factos muito importantes e concludentes que levem a uma decisão de tal ordem, bastante pesada para o presidente de um clube, que pode inclusive antecipar a sua retirada do FCP.
E já que o presidente foi punido tão exemplarmente, será que o clube também não o deveria ter sido? É que tirar seis pontos a um clube que se sabe de antemão que tem 20 de avanço do segundo classificado não faz mossa nenhuma e é apenas uma medida para fechar os olhos ao público, e nada mais do que isso. Eu não estou a dizer que o clube deveria ser despromovido ou que a decisão foi bem tomada, apenas me faz confusão que o presidente tenha sido severamente punido e que o clube não. É que parecem existir dois pesos e duas medidas. Uma está punir o presidente, que representa o clube e a outra está a desculpar o clube e apenas o adverte. É que dá a entender que a culpa é toda do presidente, que ele age isoladamente e que o clube não tem nada a ver com os seus actos. Mas se ele é o presidente o clube tem tudo a ver com o que ele faz ou deixa de fazer.
Mas quem acabou por levar o grande prémio foi o Boavista, que desceu de divisão e cuja decisão da liga pode ter contribuído para o inicio do fim do clube. Não podemos falar em inicio do fim, pois isso já começou há bem mais tempo e o clube já estava muito bem encaminhado para o seu fim, mas agora com esta decisão vai ser difícil ao Boavista captar investidores dispostos a saldar as suas dívidas e que não se importem de a equipa estar na segunda Liga. Com muita pena minha, já que estamos a falar de um clube que foi campeão nacional este século, +penso que o Boavista está mesmo condenado a acabar e quem vai perder é o futebol nacional, mas pode ser que sirva de lição para outros clubes que insistem em viver acima das suas possibilidades e quando isso acontece, mais cedo ou mais tarde a ruína aparece e nesse momento já não há nada a fazer para a impedir.
Estes castigos levados a cabo pela Liga de Clubes foram de certeza decisões difíceis e que tiveram de ser muito bem ponderadas. O consenso deve ter sido difícil de obter e não as critico, mas a opção que foi tomada em relação aos timings da sua divulgação, não me pareceu a melhor. Estamos no final do campeonato e ainda com algumas decisões, pelo que nada custaria adiar a divulgação da decisão para segunda-feira, já com todas as contas terminadas e esclarecidas. É que vai ser difícil motivar os jogadores do Boavista para o jogo em Alvalade sabendo que vão descer de divisão e ainda mais com os ordenados em atraso, sendo esse jogo ainda importante nas contas para a liga dos campeões. Mas espero que a verdade desportiva não seja alterada e que nesta última jornada tudo corra bem, sem mais sobressaltos.
Que esta decisão sirva de exemplo para as próximas temporadas, de forma a não se verificarem estas questiúnculas e mesquinhices que só descredibilizam o futebol português e sinceramente precisamos de ganhar alguma credibilidade. Não podemos que os nossos feitos sejam facilmente esquecidos pela vergonha e falsidade que trespassa o futebol. Eu gosto de futebol, gosto de ir aos estádios, de estar com os clubes, de apoiar fervorosamente, mas estas coisas fazem-me pensar se vale a pena continuar a investir no futebol.
Uma palavra final para a minha briosa que não precisou da última jornada para garantir a permanência e para a próxima época lá estarei novamente a assistir aos jogos no calhabé. Pelo menos assim o espero se não houver nenhuma contrariedade!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário