quarta-feira, 12 de agosto de 2009

OS CRIMINOSOS DA GRIPE


Deveremos julgar quem transmite o vírus da gripe deliberadamente? Temos o hábito de julgar quem transmite doenças infecto-contagiosas deliberadamente?

Esta é uma situação bastante complicada, mas a lei nestes casos é bem explícita e quem intencionalmente contagia outro deve ser condenado por isso, uma vez que ninguém deve ser sujeito a doenças potencialmente perigosas, crónicas, debilitantes ou até mortais deliberadamente. Cabe aos nossos serviços de saúde denunciarem os casos em que estas situações se verifiquem. Os próprios cidadãos podem também divulgar determinados caos que conheçam.

Esta situação para além de consistir num acto de negligência e egoísmo puro constitui um crime, já que se a doença contagiada levar à morte da outra pessoa trata-se de um homicídio.

Convém não assustar as pessoas e tenho a certeza que o objectivo da ministra da saúde ao denunciar esta situação foi pedagógico e não recriminar. As pessoas devem estar alerta e quem estiver doente deve dirigir-se aos serviços competentes e tentar minimizar ao máximo os impactos nos outros da sua doença.

Qualquer pessoa com sintomas de gripe deve em primeiro lugar ligar para a saúde 24 e ai explicar toda sua situação. A partir dai será encaminhada devidamente e com todo o cuidado que a sua situação merece. A pessoa deve evitar dirigir-se para um grande hospital ou para um centro de saúde recheado de utentes a quem poderá espalhar a doença. Isso sim é um comportamento negligente e criminoso.

Temos também todos os outros que não ligam para a saúde 24, não se dirigem aos serviços de saúde e que não ficam em casa até estarem melhores e continuam a trabalhar e andar pela rua normalmente como se nada fosse. Esses sim são os grandes incumpridores e são situações destas que devem ser evitadas. Temos de confiar nos nossos serviços de saúde e acatar as suas recomendações. O tratamento de uma gripe é rápido e muitas vezes a pessoas nem necessita de ficar em casa. Se se tratar da gripe A, a pessoa tem de ficar de quarentena alguns dias, mas após esse período poderá regressar à sua vida normal, sem qualquer limitação ou consequência.

Sejamos responsáveis e conscientes. A saúde de toda uma população depende de cada um de nós.

1 comentário:

raulus_brutus disse...

O egoísmo e individualismo são características muito vincadas da nossa sociadade actual, talvez também deviamos centrar o debate nelas, a ver se tinham cura!!!
:)

Bem haja