sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS


E a censura está de volta ao nosso país e logo em época de Carnaval, onde todos gostam de brincar e onde não é suposto levar a mal. Eu para ser sincero não gosto de brincar ao Carnaval, mas sou bastante tolerante às brincadeiras e até as acho saudáveis e agradáveis, desde que com peso e medida.

O nosso país tem tradição no Carnaval e diversas são as aldeias, vilas e cidades que organizam bonitos desfiles carnavalescos. Não é como no Brasil onde temos todas aquelas morenas semi-vestidas em cima de grandes carros alegóricos, mas é sobretudo um Carnaval de sátira, de recados e também já com belas pernas nos carros alegóricos.

Mas parece que para as bandas de Torres Vedras, um dos carnavais mais antigos do país, o tribunal decidiu infiltrar-se nos festejos e proferiu uma sentença no sentido de retirar algumas imagens de um dos carros, pois se isso não acontecesse poderia haver multas e processos judiciais. Como é óbvio essas imagens foram retiradas, mas sinceramente não consigo perceber o porquê dessa decisão do tribunal. Não estamos num país livre? Dá ideia que não. Parece que os tempos da censura, que felizmente não vivi mas que ouço retratar estão a regressar. Só espero que isto não precipite o fim de muitas das nossas tradições e os corsos carnavalescos sempre foram uma boa altura para criticar os políticos e a nossa sociedade. Não vamos quebrar essa regra.

Viva a sátira social e não se deixem abalar por este tipo de decisões. E já agora, se calhar é melhor cancelarem as escolas de samba, pois as meninas podem ser detidas por atentado ao pudor ou por imigração ilegal, e não vamos querer as nossas cadeias cheias de meninas bonitas. Isso sim poderia ser bastante perigoso.

http://www.carnavaldetorres.com/
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1365930
http://www.cm-tvedras.pt/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Carnaval_de_Torres
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1149732

1 comentário:

raulus_brutus disse...

Grande Diogo, gosto do que escreves. tens de raptar mais tempo para partilhares mais coisas aqui no blog.

Bem haja