sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O NOVO LUNÁTICO DOS PETRODÓLARES


Quando um lunático se retira, outros estão logo na calha para assumirem o seu lugar. Primeiro foi Saddam que foi detido e retirado do poder por um grupo de países movidos pela tentativa de terminar com as armas de destruição maciça, ou melhor, movidos pela febre do ouro negro, mas eles dizem que não e nós fazemos que acreditamos. E depois foi a doença de Fidel e com este gigante fora de cena o mundo ficou sem uma grande figura carismática. Pois bem, essa figura existe e chama-se Hugo Chávez.

Movido pelos petrodólares que por enquanto abundam no seu país este senhor tem encetado lutas em diversas frentes nomeadamente contra os Estados Unidos, assumindo o papel que Fidel assumiu durante muitos anos. O Sr. Chávez tem muita garganta, mas se não fosse o ouro negro que brota do território Venezuelano de certeza que ele não falava tão alto, mas como infelizmente o petróleo vai governando o mundo, enquanto este durar e aquele senhor estiver no poder, ninguém vai conseguir calá-lo, nem mesmo o monarca espanhol.

A última decisão de expulsar o embaixador Americano de Caracas foi a gota de água e os estados Unidos responderam logo também com a expulsão do embaixador da Venezuela do seu território. Será que vamos ter mais um foco de conflito? Eu penso que não e acho que é da vontade de todos que nada aconteça, dado que o petróleo Venezuelano faz muita falta por esse mundo fora, logo por muito que se ache que o senhor Chávez é um doido que não sabe governar um país, nada se pode fazer contra ele, já que a qualquer momento ele pode cortar o fornecimento do tão necessário petróleo e isso traria consequências enormes para a economia de muitos países.

O presidente Venezuelano diz que não gosta de Bush e que espera que com um novo presidente a política Americana mude e então ele retoma a diplomacia com aquele país. Será que ele acha mesmo que a política Americana vai mudar assim tanto, ou quer arranjar apenas uma briga com Bush? Cá para mim acho que ele gosta mesmo é de uma boa briga e fez isto só para chatear o presidente Bush, imitando o que se passou na Bolívia.

Os países da América do Sul devem pensar muito bem aquilo que estão a fazer e se preferem os estados Unidos ou a Venezuela como aliados. É que o petróleo é finito e quero ver se daqui a 20 ou 30 anos, os venezuelanos e outros ainda terão coragem de se tentarem impor tanto na vida mundial, importando os estados Unidos e outros países, pelo que provavelmente será melhor manter a porta aberta com os Estados Unidos, pois a qualquer momento a crista do senhor Chávez pode ter que baixar e nesse momento é que vemos quem se ri melhor.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hugo_Ch%C3%A1vez
http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=990236
http://www.time.com/time/magazine/article/0,9171,1187165,00.html
http://www.youtube.com/watch?v=kDaSJ23DRjs
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=1012541
http://afp.google.com/article/ALeqM5jeId3_DKWWBH3kR-hPFtrl9eeTSA
http://pt.wikipedia.org/wiki/Venezuela
http://www.pdv.com/
http://www.citgo.com/AboutCITGO/PDVSAprofile.jsp

Sem comentários: