sábado, 27 de setembro de 2008

BARACK OBAMA Vs JOHN McCAIN


Ontem aconteceu nos Estados Unidos o primeiro debate presidencial, numa campanha cada vez mais marcada pelas questões económicas, que me parecem que vão dominar esta eleição do novo presidente dos estados Unidos. Se até aqui os candidatos ainda conseguiam trazer para a primeira linha outras questões, neste momento e com a falência do Lehman Brothers e a salvação da AIG pela Reserva Federal, e com a pressão de Bush para que o Congresso dos estados Unidos aprove o seu plano de salvação da economia Americana e Mundial, é inevitável para os dois candidatos que esta eleição se vá centrar nas questões económicas.

É a primeira vez que estou a falar acerca destas eleições, e não o tinha feito ainda porque outros assuntos mais interessantes estiveram em cima da mesa, mas há já algum tempo que planeava escrever acerca desta eleição, nomeadamente acerca do Senador Obama. Este parece-me ser o candidato mais preparado para sobreviver a esta crise económica e consequentemente conseguir a eleição para a Casa Branca. Não penso que este senhor seja um salvador ou que se vá distanciar muito das políticas dos seus antecessores, como a comunicação social tem feito passar. Ele não passa de um político como todos os outros, com os seus defeitos e as suas virtudes. Tem a seu favor o facto de ser negro e ter toda uma comunidade com ele, mas os estados de Unidos de hoje não são os mesmos do tempo de Martin Luther King e da e das lutas étnicas de outros tempos. Neste momento a cor da pele não me parece uma vantagem. A única grande vantagem que me parece haver é o facto de Obama representar uma mudança de atitudes, um novo estilo de fazer política, muito mais jovem, aliás bem patente na sua idade.

Segundo as notícias de hoje as sondagens dão um empate no primeiro debate, mas como se tratam de sondagens nunca podemos estar muito confiantes, nomeadamente o Senador McCain não deverá deitar muitos foguetes pois eu não gostei muito da sua postura no debate. Parece um homem muito cansado e que está a fazer um grande sacrifício para esta eleição, á semelhança do estilo de Manuela ferreira Leite no PSD. O Senador McCain não é uma pessoa nova nem tem o fulgor físico de outros tempos, e como todos sabem recupera de uma doença grave. Não quero dizer que os candidatos a presidentes devem ser novos e que os velhos não têm valor, mas neste caso parece-me que as questões físicas podem ser um ponto contra John McCain. Nota-se que ele está cansado e a questão que surge é se ele será capaz de se aguentar nesta longa campanha? Ele diz que sim, mas eu penso que não e não me parece que ele consiga aguentar um ritmo semelhante ao do seu opositor. Estou a lembrar-me das últimas presidenciais em Portugal, em que Soares acabou vencido de forma esclarecedora por um Cavaco bem mais novo. Parece-me que nos estados Unidos vai acontecer a mesma coisa e que o benjamim vai acabar por destronar o mais sábio e mais vivido.

Vamos ver como vai correr a campanha e como serão os próximos debates entre ambos. Neste primeiro frente-a-frente parece-me que Obama levou vantagem, bem como na reunião que os dois tiveram com Bush. Nas questões económicas Obama está mais próximo daquilo que é a opinião da maioria dos Americanos e parece mais esclarecido acerca da forma como poderá salvar o país da grave crise económica. Não digo que McCain não saiba aquilo que quer fazer nem que não esteja interessado em acabar com a crise, mas a sua campanha não estava preparada para tantas questões económicas e neste momento vai ter de dar uma volta de 180 graus e preparar-se para o combate, senão arrisca-se a que a estrutura que Obama já tem montada a cilindre a todos os níveis. McCain tem de rever rapidamente as suas propostas para a economia americana e aproximar-se de Obama nessas questões, uma vez que essa aproximação é essencial para uma nova colagem em termos de sondagens. Vamos ver o que ai virá nos próximos tempos.

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=365105layout=55&visual=26
http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/09/25/e250917209.html
http://www.abril.com.br/noticias/mundo/2008-09-24-113028.shtml
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Internacional/Interior.aspx?content_id=1018825
http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=995838
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1344143&idCanal=11
http://www.nydailynews.com/news/politics/2008/09/26/2008-09-26_john_mccain_barack_obama_debate_economy_.html
http://www.barackobama.com/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Barack_Obama
http://www.johnmccain.com/
http://en.wikipedia.org/wiki/John_McCain

Sem comentários: