quinta-feira, 21 de agosto de 2008

UMA FORÇA DA NATUREZA


Podem estar descansados que não vou falar de tempestades, nem de desgraças. Apetece-me enaltecer as qualidades de um grande senhor Jamaicano (não é o Bob Marley, mas também poderia ser…) chamado Usain Bolt, que ganhou as provas de 100 e 200 metros nos Jogos Olímpicos de Pequim, com uma descontracção que eu já não via há muito tempo.

Este senhor, nascido a 21 de Agosto de 1986 tem apenas 22 anos e no momento em que ganhou as duas provas ainda tinha 21 aninhos. Ele corre de uma maneira fenomenal. Parece que não está a fazer esforço nenhum, que para ele aquele modo de correr é normalíssimo e até mesmo banal, tal a forma descontraída como ele corre. Eu não sou especialista em provas de velocidade, mas parece-me que a sua técnica de corrida é muito inferior à dos outros atletas, bem como a sua massa muscular, mas as suas longas pernas e a forma como encara cada corrida catapultam-no para o estrelato.

Neste momento ele detém o recorde do mundo e olímpico dos 100 e dos 200 metros, sendo o primeiro atleta da história a conseguir quebrar os dois recordes na mesma competição. Isto é que é um atleta. Mas na Jamaica parecem existir mais como ele, tal a quantidade de medalhas que foram ganhas por atletas daquele país nas provas de velocidade. Será que a ilha encerra algum segredo? Será que é o estilo de vida descontraído daquele povo que os faz ser assim? Ou será que descobriram alguma fórmula secreta para o sucesso? Não sei, mas que eles correm muito lá isso correm e se usam alguma poção mágica ninguém sabe e pelos vistos os controlos anti-doping são negativos, pelo que só nos resta acreditar que o trabalho por eles desenvolvido é mesmo excelente.

Para além de ter quebrado os dois recordes numa mesma competição, tornou-se também em 24 anos o único homem a ganhar as duas competições nuns Jogos Olímpicos. O último tinha sido Carl Lewis em 1984. Este senhor promete muito e tem ainda muitos anos pela frente para poder ganhar competições e quem sabe aventurar-se nos 400 metros já que qualidade não lhe falta. Vamos vendo o que este rapaz vai conseguindo fazer, mas é de certeza um nome a reter, pois não tenho dúvidas de que nos próximos anos vai dominar as competições dos 100 e 200 metros, tal a forma como corre, simples e descontraidamente, mas com um empenhamento e uma alegria total e contagiante, e quando assim é os resultados aprecem.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Noticias/0,,MUL730591-16049,00-BOLT+NAO+PODERIA+HAVER+PRESENTE+MELHOR.html
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=983377&div_id=2401
http://en.wikipedia.org/wiki/Usain_Bolt
http://www.youtube.com/watch?v=jsV7LvrkqUA
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=980401
http://maps.google.com/maps?hl=pt-PT&q=Jamaica&um=1&ie=UTF-8&sa=X&oi=geocode_result&resnum=1&ct=title
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jamaica

Sem comentários: