quarta-feira, 6 de agosto de 2008

QUE VERGONHA ICN




Hoje vou aqui divulgar uma situação que se vem a arrastar há já algum tempo e que parece não incomodar ninguém, pelo menos alguém com responsabilidades, que possa inverter o rumo dos acontecimentos.


A cidade de Coimbra tem como seu principal espaço verde a Mata Nacional do Choupal, que é um símbolo da cidade e do país, tantas as vezes que esta Mata foi cantada pela tradição coimbrã. A cidade gosta do Choupal e cada vez se vêem mais pessoas a usufruir deste espaço, para os seus convívios em família, para o seu jogging, para as caminhadas, para a observação de aves, entre outras coisas. Desde a sua plantação no século 18, esta mata tem conhecido diversas funções, sendo que actualmente esta funciona essencialmente para lazer, pelo que esta vertente deve ser preservada a todo o custo, devendo ser criadas as condições para uma boa utilização do espaço.


A mata do Choupal está sob responsabilidade do Instituto de Conservação da Natureza e este parece não olhar muito pelo espaço tal a degradação e sujidade que este apresenta. Desde logo quem chega à mata depara-se na primeira ponte de acesso com imenso lixo depositado no chão, o que é uma vergonha. Mas continuamos a avançar na mata e o lixo continua a visualizar-se depositado nas bermas dos caminhos principais. Este tipo de situação não pode continuar e o ICN deve tomar medidas urgentes de forma a devolver a limpeza àquele local.


A culpa não é só do ICN, mas sim daqueles que lá depositam o lixo. É difícil mudar mentalidades mas temos de apostar também nesse aspecto, já que é muito feio verificar que as pessoas despejam o lixo para o chão sem qualquer problema, como se fosse um acto normal. Não é normal e é um acto altamente reprovável que devia inclusive ser punido com coimas. Mas também temos de ver outra situação que é muito grave e que assenta no facto de não existirem caixotes do lixo espalhados pela mata e então as pessoas não resistem em livrar-se dele para o chão. Ainda há pouco tempo assisti a uma situação de um grupo de pessoas que não eram de Coimbra e que visitaram a mata. Este grupo vinha carregado de lixo nas mãos pois já procuravam um caixote há bastante tempo e não encontravam. Como chegaram ao inicio da mata, já fora do seu perímetro e também não havia nenhum caixote acabaram por largar o lixo para o chão, contribuindo ainda mais para o amontoar que ali se verifica e que ninguém se preocupa. Este grupo vinha a reclamar com a falta de caixotes dentro da mata e eles procuraram não sujar a mata e trouxeram o lixo nas mãos, mas acabaram por cometer o erro de o largar na zona do estacionamento, coisa que não deveriam ter feito, mas acabaram por ser forçados a isso pela falta de condições de armazenamento do lixo e como viram que naquela zona que este se amontoa, não resistiram.


Mas não é só o problema do lixo que está mal na mata do choupal. A mata tem diverso mobiliário em madeira, como bancos e pontes que apresentam sinais de avançada degradação e que podem pôr em perigo as pessoas que por ali passam. Existem zonas em que outrora existiram bancos para as pessoas poderem descansar um pouco a observar a natureza. Actualmente grande parte desses bancos não existe e em alguns deles apenas encontramos algumas tábuas com pregos e parafusos soltos.


Outra zona que merece uma atenção urgente é a dos campos de jogos, que são dignos de um país do terceiro mundo, tal a degradação que estes apresentam. Somos capaz de construir uma sede para a direcção geral de florestas totalmente inserida na mata, em madeira, não afectando o ecossistema, mas depois não somos capazes de manter e proteger aquilo que temos. O parque de jogos bem como toda a mata necessitam de requalificação. Se o ICN não é capaz de dar conta do recado, se calhar é bom que a Câmara Municipal de Coimbra se chegue á frente e tome conta do espaço do Choupal, pois tem dado provas válidas que sabe cuidar dos seus espaços verdes, como podemos constatar noutros pontos da cidade.


Todos os utentes do Choupal gostam da sua mata e procuram protegê-la, pelo que faço um apelo ao ICN para que tome algumas medidas que lavem a cara do Choupal e lhe confiram a dignidade que ele merece, pois o instituto mais parece um instituto de degradação da natureza e espaços envolventes do que um instituto de conservação!!!

Sem comentários: