sexta-feira, 25 de julho de 2008

ERSE NÃO AVANÇOU COM OS INCOBRÁVEIS


Há já algum tempo a entidade reguladora do sector energético anunciou que pretendia cobrar uma taxa a todos os consumidores, que se relacionava com o pagamento por todos das facturas incobráveis, ou seja, a maioria dos consumidores cumpridores pagaria a factura daqueles que não cumpriam.

Esta foi uma medida muito criticada e com toda a razão, já que não me parece muito bem que aqueles que nunca falharam e que cumprem com as suas obrigações, paguem por aqueles que não o fazem, e muitas vezes não fazem por princípio e não por estarem com dificuldades ou por não terem liquidez. Esta medida poderia levar a que muitos mais se tornassem incumpridores, pois sabiam que se eles não pagassem haveria alguém que levava com a factura.

Numa sociedade como a nossa com uma crise económica tão acentuada e com disparidades sociais tão evidentes, uma medida destas é difícil de implementar, uma vez que os portugueses já se sentem tremendamente penalizados com a quantidade de impostos que têm de pagar e não estariam dispostos a mais um esforço, por muito pequeno que fosse, mas como se fala em cerca de 13 milhões de euros por ano, isto dividido por todos os outros consumidores ainda poderia vir a dar qualquer coisa como 4 ou 5 euros por ano.

O valor em si não parece muito e se ele aparecesse na factura se calhar a maioria dos portugueses cumpridores nem reparava nele, mas sabendo de antemão o porquê desse valor, seriam poucos a aceitá-lo de boa vontade, pelo que a suspensão desta ideia é muito bem-vinda.

Por outro lado a entidade reguladora do sector energético avançará com outras medidas que são sempre bem-vindas, como é o caso das tarifas tri-horárias para os consumidores residenciais e tetra-horárias para as pequenas e médias empresas, que visam o estímulo ao consumo nas horas de menor tráfego. Este tipo de medidas é sempre bem recebido e existem cada vez mais portugueses a aderirem a este tipo de tarifas, com bastante satisfação, que no fundo é aquilo que a empresa prestadora de serviços pretende no seu cliente.

http://www.erse.pt/vPt/Entrada/
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/375774
http://bdjur.almedina.net/citem.php?field=node_id&value=1272660

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