segunda-feira, 7 de julho de 2008

AFINAL PORTUGAL TEM EXCELENTES ALUNOS A MATEMÁTICA


E agora que já foram publicados os resultados da primeira fase dos exames nacionais, podemos constatar aquilo que já toda a gente desconfiava, que era o facto de os alunos portugueses dominarem cada vez melhor a Matemática ao contrário daquilo que é dito por muitos especialistas nessa área.

Os nossos dirigentes da área da educação devem estar muito satisfeitos pois parece-me que anos de trabalho estão a dar frutos e finalmente se encontrou a fórmula para o sucesso dos alunos a Matemática. E parece-me que essa fórmula é baseada na mentira e isso preocupa-me muito. Estes resultados para mim não significam nada, ou melhor, significam tudo, pois tenho a certeza que são apenas um mero resultado estatístico e que vão ser usados como isso mesmo, dado que não me parece que os nossos alunos estejam melhor a Matemática. Já falei acerca disto do facilitismo e revolta-me bastante as pessoas que se baseiam nesta forma de vida, mas nunca esperei que a recuperação fosse de 3 valores. De uma classificação negativa passamos para uma boa classificação tendo em conta o passado bem recente.

Parece-me que algo está a falhar pois a média a português está negativa e isso deixa-me chocado, já que estamos a falar da nossa língua, a qual serve para nos expressarmos, para esgrimirmos argumentos, que é aquilo que no fundo nos une a todos e que nos faz compreendermo-nos uns aos outros. Não é nada bom que a média de matemática tenha subido tanto e a de Português tenha baixado. Então onde estão os excelentes alunos, que conseguem raciocinar matematicamente de forma tão espectacular e que não conseguem exprimir-se adequadamente na sua língua materna.

Se calhar para o ano terão de recorrer a um plano de contingência semelhante ao da matemática, senão a média a Português poderá ir caindo cada vez mais e isso seria muito mau para as estatísticas. Mas temos outras disciplinas abaixo da média. Uma dela é a Biologia que nunca foi um papão como a Matemática, mas que agora parece que é. Não sei o que se passou, mas sei que os alunos que fizeram ambos os exames são os mesmos e parece-me estranho que tenham falhado a Biologia, Português, Química e que tenham acertado tanto na Matemática. Espero que algo seja feito, mas algo com cabeça, tronco e membros, pois os portugueses não são números, são seres humanos que necessitam de uma boa formação que sustente o seu futuro.

Sem comentários: