sábado, 14 de junho de 2008

EURO 2008

E lá vai decorrendo na Áustria e na Suíça mais um Europeu de Futebol e sou sincero, não tenho acompanhado muitos jogos por falta de tempo, mas gostei de dois ou três que vi, nomeadamente 3 equipas: Portugal, Holanda e Croácia.

Em relação a Portugal penso que a equipa tem mostrado uma ambição e união como há muito não se via. Pelo que transparece e pelo futebol que têm apresentado, dá ideia que estão todos muito motivados e a jogarem com o objectivo de chegarem o mais longe possível, que sem dúvida nas suas cabeças é a final. Quem viu Portugal durante a fase de apuramento e quem vê agora, parece que são duas equipas diferentes. Os jogadores estão mais soltos, jogam mais, correm mais, há mais maturidade de jogo, mais coesão táctica, enfim parecem uma verdadeira equipa, que jogo junta há muito tempo. Não vale a pena alimentar especulações, mas é notório que durante o apuramento os jogadores se resguardam um pouco, pois têm os objectivos dos seus clubes em primeiro lugar, mas como a seguir vão de férias é óbvio que eles vão dar o seu melhor, e vamos vendo jogo a jogo, com a esperança que possa ir o mais longe possível.

A equipa da Holanda está a fazer um excelente Europeu e neste momento é para mim a mais forte candidata à vitória final. É uma equipa jovem, mas com muita ambição e sobretudo uma equipa que tem prazer de jogar e dar bons espectáculos. Os holandeses são a par com os portugueses os mais virtuosos tecnicamente deste europeu e é este tipo de equipas que dá gosto ver jogar.

Por último a Croácia, que também me surpreendeu bastante pela positiva e ontem deu uma grande lição aos alemães. Mostraram ter uma equipa que sabe jogar, que é unida, que ocupa bem os espaços e que sabe analisar muito bem o adversário e que no momento certo mata o jogo. As maiores decepções têm sido a Itália e a França, que não mostraram o fulgor de outros tempos, mas que mesmo assim ainda têm hipótese de passar à próxima fase. Esperámos assistir a um grande jogo entre estas duas equipas. As equipas organizadoras também não mostraram nada. Provavelmente não chegariam a esta fase final se não fossem as organizadoras, o que levanta a questão de se deveriam os organizadores efectuar os apuramentos ou não? Eu sou um acérrimo defensor de que deveriam, mas isso fica para outra altura.

Sem comentários: