
E o preço do petróleo lá vai continuando a sua escalada triunfal rumo…não se sabe o rumo nem onde é que o seu valor vai parar. Apenas se sabe que vai continuar a aumentar. E hoje quase que chegou aos 140 dólares por barril, um valor quase o dobro de há um ano atrás.
Colada a esta subida do ouro negro o dólar lá vai perdendo terreno em relação ao euro, sendo que na moeda europeia o preço do barril ronda os 90 euros, valor bem mais acessível aos europeus e que estimula uma série de investidores a comprarem esta preciosa matéria-prima, para depois a poderem vender bem mais cara. A especulação é assim e de negócios se vai regendo este nosso mundo, uns mais claros e outros mais escuros, mas a economia não pára de girar.
Com o crude a valer cada vez mais intensificam-se as buscas para mais locais de exploração e recentemente foi anunciada a descoberta no Brasil de mais uma reserva no litoral sudeste do país, no mar, a cerca de 310 km da cidade de Santos e a cerca de 5000 metros de profundidade. Mas nem estas notícias ajudam a diminuir a subida dos preços, já que este tipo de explorações são muito caras e o petróleo de lá retirado é obviamente caro. Para além disso ninguém pode saber como é que se vão comportar as reservas e durante quanto tempo poderá ser extraído de lá crude.
Falamos de perfurações a 5000 metros de profundidade, mas existem outros poços mais profundos em alto mar. Onde é que esta ânsia do ouro negro nos vai levar? Qualquer dia Estamos a perfurar a 10 ou 15000 metros. A viabilidade não será muita, mas vontade não deve faltar às grandes companhias.
E com isto lá vão encarecendo os nossos bens, enquanto outros vão governado as suas vidas e enchendo bem os bolsos, já que quando o ouro negro acabar deixarão de o fazer.
Sem comentários:
Enviar um comentário