domingo, 31 de agosto de 2008

POR ONDE ANDARÁ O BENFICA


Pois é, a Superliga de Futebol já começou e já me esquecia, mas agora tem o nome de uma marca de cervejas, por isso este ano vai ser uma liga animada, mais não seja pelo etanol. Pelo menos esse vai fazendo as pessoas felizes e esquecerem-se dos problemas, se bem que muitas vezes é ele próprio um grande problema, mas isso não é agora o mais importante.

O que me parece importante é a ausência da equipa do Benfica, pelo no campo eles mal se têm avistado. Mas tive notícias fresquinhas que me afirmaram que se têm avistado muitos jogadores pelas bandas do novo Hospital da Luz e em algumas casas de repouso da região, o que não para admirar dado o mau estado físico que eles evidenciam neste inicio de temporada. Ontem foram mesmo esgotados os reboques da região de Lisboa, tal era a sua procura por parte dos jogadores do Benfica.

Não se compreende como é que uma equipa com tantas contratações de qualidade se tem eclipsado neste início de temporada. Ainda vamos no inicio e já lá vão 4 pontos dados de mão beijado pelos astros da Luz. Tantas vedetas como é o caso do super fabuloso Reyes, que tem andado meio perdido nos últimos meses, mas que é craque, ou pelo menos pretende sê-lo, mais que não seja de garganta, já que pernas e jeito parece que não abundam por aquelas bandas. Outro é o maradona que actuou em Espanha, ou melhor o Argentino Pablito Aimar, outro grande astro que tem andado muito pelo céu e pouco pela terra. Também tem andado eclipsado e agora no Benfica pretende regressar à Terra, mas o que ele não contou é que o aeroporto de Lisboa é bastante congestionado e parece que ele tem tido dificuldades na aterragem, mas esperamos que ele um dia destes acabe por aterrar lá para as bandas do relvado da luz ou num dos restantes relvados das equipas da Liga Sagres. Dava jeito e é bom que ele não se entusiasme com o etanol e em vez de aterrar na Liga Sagres acabe por ir parar à Liga Vitalis. Isso sim era muito preocupante, mas pelo menos a água não lhe fazia mal nenhum.

O jogo de ontem deixa dados interessantes e pelo que me deu a entender deve haver alguma mal entendido cronológico, já que aquele jogo não me pareceu de segunda jornada, mas sim de antepenúltima jornada, tal o estado com que os jogadores do Benfica chegaram ao final do encontro, ou melhor, aqueles que conseguiram chegar ao fim, pois nos minutos finais a equipa parecia estar reduzida a meia dúzia de unidades. Pensou-se chamar os Bombeiros de Favaios, mas como durante a noite eles só têm um elemento, acabariam por chegar atrasados com as ambulâncias, pelo que os jogadores optaram por se irem arrastando até perto do túnel de saída e assim que o árbitro deu por terminada a partida correram logo para a maca do massagista, para a tão desejada massagem.

Este jogo mostrou muito pouco da equipa do Benfica e até se pode considerar que esta teve alguma sorte no resultado final, tendo em conta o futebol produzido pelos “chicos” do senhor Quique. Mas uma coisa é certa o Porto deste ano não é o mesmo dos anos anteriores e o homem da trivela ainda não foi esquecido, nem mesmo pelo cebolinha que trocou Lisboa pelo Porto. Sim, porque essa foi uma das maiores alegrias dos tripeiros nos últimos tempos, mesmo comparável à conquista da Liga dos Campeões, já que significou uma tremenda conquista aos Moiros, sem qualquer gota de sangue derramada, ou melhor, foram os euros nortenhos que ganharam essa dolorosa batalha pelo cebolinha.

Pois é, o jogo foi morninho para grande derby e ambas as equipas deixam a desejar e os adeptos têm razões para se preocuparem, sobretudo os do Benfica, já que a sua equipa está a produzir muito pouco tendo em conta os níveis de cansaço dos seus jogadores, já que para estarem cansados deveriam ter corrido muito e jogado muito, mas isso não aconteceu e eles cansaram-se na mesma. Algo se passa e deve ser rapidamente esclarecido, pois neste momento 4 pontos já lá vão, mas daqui a mais duas ou três semanas em vez de quatro podemos estar a falar de 8 ou 10 e isso sim seria muito preocupante.

Uma última palavra para o grande central do Benfica katsouranis, que demonstrou o porquê de querer estar na Grécia, mas como os dirigentes do Benfica foram casmurros em não o deixar ir ele está a demonstrar a sua vontade da pior das maneiras, prejudicando a sua equipa. Primeiro numa grande penalidade aceitável a miúdos de 5 anos, mas como ele já não os tem há mais de 20 é inadmissível. E depois para animar ainda mais o jogo fez falta para cartão no meio campo e acabou expulso. O katsouranis é um grande jogador, mas estes erros não são aceitáveis em alta competição e se o homem não se sente bem em Portugal deixem-no ir embora, porque de certeza que existem muitos jogadores que adorariam o nosso Sol, as nossas praias e a nossa comidinha. Sem querer ferir o profissionalismo do jogador, dado que ele já deu provas de ser grande em todos os níveis, tinha de falar com algum humor da sua péssima exibição e espero que nos próximos jogos ele se redima e seja o Katsouranis da época passada, um dos pilares mais sólidos do débil Benfica.

E assim vai a nossa Liga Sagres, ainda sem escândalos mas com muito para contar. E para terminar quero deixar os parabéns para a minha Académica, que hoje conquistou os primeiros pontos da época frente ao Rio Ave. Não se pode dizer que tenha sido um jogo excelente mas já vi a equipa a fazer muito pior, pelo que só espero mas umas 10 vitórias para podermos estar tranquilos. E faço um apelo aos adeptos e sócios da Briosa para que compareçam nos jogos, de forma a apoiarmos a equipa rumo à manutenção. O Estádio Municipal de Coimbra mostrava hoje uma moldura humana muito fraca, muito aquém daquilo que se tem visto noutras épocas. É bom que as pessoas esqueçam as férias e comecem a ir apoiar a sua equipa, pois hoje esteve uma excelente tarde para se ir ao futebol, num belo estádio e para ver uma equipa de tradições, a nossa BRIOSA.

http://www.record.pt/noticia.asp?id=802799&idCanal=11
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/397410
http://diario.iol.pt/desporto/katsouranis-benfica-fc-porto-cronica/986347-4062.html
http://www.cefad.pt/cursos_curso.asp?id=5
http://www.mundopt.com/dir/saude/lares-e-casas-de-repouso/
http://www.academica-oaf.pt/
http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=986480&div_id=1469

Sem comentários: