quinta-feira, 21 de agosto de 2008

GRANDE NÉLSON ÉVORA


Pois é, e na última oportunidade de Portugal conquistar alguma medalha, eis que surge a quarta medalha de ouro no nosso país em participações nos Jogos Olímpicos e o responsável foi o atleta nacional do triplo salto Nélson Évora. Quem diz nacional, diz que é um natural da Costa do Marfim, cujos pais são Cabo Verdianos, e que adquiria a nacionalidade portuguesa. Coitado do rapaz, isto para ele deve ser tudo uma grande confusão. Ele deve trazer sempre um Mapa-mundo com ele, para não se esquecer de que país é que é. Mas brincadeiras à parte a sua prestação foi muito boa e a marca de 17,67 metros foi suficiente para ganhar à concorrência e conquistar a meda de ouro.

Só temos de felicitar o atleta pela grande vitória que ele conseguiu e conseguiu que Portugal não sai-se de Pequim sem uma medalha de ouro. Muito se tem falado acerca do empenhamento dos atletas portugueses, que eu concordo que não foi o melhor, mas hoje o Nélson demonstrou que a maioria dos atletas da comitiva nacional estavam lá de corpo e alma, deu o seu máximo, superou-se, não se amedrontou pelo clima de competição que se vive no ninho de pássaro e como correu de noite, não era hora de estar na “caminha”. Tudo isto trouxe a Portugal mais uma medalha de ouro nas Olímpiadas. Salto após salto o atleta teve de se superar, pois houve atletas que conseguiram ultrapassar as suas marcas, mas ele conseguiu dar sempre a volta por cima e conquistar a primeira posição.

Não nos podemos esquecer que esta foi apenas a quarta medalha de ouro para Portugal em Olímpiadas, após as obtidas por Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro. Nélson Évora entra desta forma para a galeria de honra do desporto nacional e adquire o estatuto de herói nacional. Se calhar não é bem herói, pois os herói voam e correm à velocidade da luz, ou lançam teias de aranha. Mas não podemos questionar este feito e como portugueses temos de estar orgulhosos.

Para além do Nélson Évora destaque também para a Vela nacional, que conseguiu mais um diploma olímpico e para a Canoagem, onde também obtivemos excelentes resultados. E já me estava a esquecer da marcha, que hoje deu algumas alegrias com um oitavo e um décimo lugares. Afinal a nossa prestação nestes Jogos não foi assim tão má e ainda temos alguns, embora poucos, motivos de orgulho.

http://www.lusa.pt/lusaweb/user/showitem?service=310&listid=NewsList310&listpage=1&docid=8690323
http://news.google.pt/news?um=1&hl=pt&q=N%C3%A9lson+%C3%89vora&oe=UTF-8&ie=UTF-8&ncl=1244331375&sa=X&oi=news_result&resnum=1&ct=more-results&cd=1
http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHoraFutebolNacional_MaeNEvora2108_86390.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/N%C3%A9lson_%C3%89vora
http://www.youtube.com/watch?v=WScnUTiu2RM
http://aeiou.caras.pt/Famosos/ArtesEspectaculo/Pages/nelsonevorabrilhaempequim.aspx
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salto_triplo

Sem comentários: